Alarmes Portland

Você sabe se proteger contra vazamento de dados do Facebook?

Recentemente, o jornal norte-americano The New York Times publicou uma matéria com acusações gravíssimas de um suposto vazamento de dados do Facebook, o que ajudou a mudar os rumos de assuntos como as eleições estadunidenses de 2016 e o Brexit – a saída da Inglaterra da União Europeia, também em 2016. No Brasil, ainda não temos dados sobre quantos usuários foram afetados, mas sabemos que os métodos de coleta utilizados lá fora são os mesmos que algumas empresas usam por aqui.

 

Como empresas de pesquisa coletam seus dados

O primeiro passo para aprender a se proteger é entender como certas empresas coletam seus dados. Alguns dos meios utilizados são:

  • apps com login via Facebook;
  • quizzes que pedem para que você entre com seu perfil;
  • sites de notícias falsas que exibem notificações para que você se logue;
  • E-mails falsos.

 

Protegendo seus dados sem parar de usar o Facebook

É possível proteger seus dados sem precisar deixar de usar a rede social mais famosa do mundo. Primeiro de tudo, é necessário retirar alguns aplicativos que têm acesso aos seus dados, preferencialmente os de testes e quizzes. Para fazer isso, siga o seguinte caminho:

 

  • Abra o aplicativo do Facebook no smartphone;
  • Clique no botão “Menu”, ao lado do botão de notificações;
  • Acesse “Configurações da conta”;
  • Selecione “Aplicativos”;
  • Clique em “Conectado com o Facebook”.

 

Após isso, aparecerá uma lista com todos os apps que têm acesso aos seus dados, que vão desde aplicativos como Uber e Spotify até aqueles que você instalou sem querer. Selecione aqueles que você não confia, não conhece ou não usa mais e clique em “Remover”.

 

Evitando futuros vazamentos dos seus dados

Para as próximas vezes que algum site ou aplicativo solicitar permissão para acessar seus dados do Facebook, selecione a opção “Editar” para que você possa escolher exatamente o que o app ou site vão receber de informações. É possível reduzir consideravelmente a lista de dados que as empresas irão receber através desse simples método.

 

É importante ressaltar que, até agora, as informações de vazamento de dados não mencionam atitudes criminosas como roubo de dinheiro dos usuários ou coisas do tipo. No entanto, é necessário ter extrema cautela para evitar que esse risco se torne uma realidade.

 

Gostou do texto? Acompanhe o blog da Portland e fique sempre seguro!

Leia Mais

Desenvolvido por GOGO Digital Todos os direitos reservados® 2018
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco