Alarmes Portland

Violência contra a pessoa idosa

A violência no Brasil
Sabemos que o Brasil, lamentavelmente, entra sempre na lista das nações mais violentas do planeta. A partir da análise dos dados coletados - saiba mais  - chega-se à triste conclusão de que o país superou o patamar de 30 mortes por 100.000 habitantes.

 

Violência contra a pessoa idosa
Segundo pesquisas, o número de idosos no Brasil cresce todos os anos. Isso devido ao aumento da expectativa de vida da população (em especial aqueles que têm mais de 80 anos). E segundo os dados do IBGE, a população de idosos no Brasil irá triplicar até 2050.
Assim como essa parcela da população aumenta, a violência contra eles também. Só em 2017 foram registradas 32.632 denúncias de maus tratos a idosos.
A violência pode ter várias formas: maus tratos, abusos físicos, negligência, abandono por parte da família e/ou responsáveis, abuso sexual e mesmo psicológico, – que é o segundo tipo de violência mais comum e pode gerar solidão, depressão e sofrimento mental.

 

Como prevenir a violência
Todo o cuidado é pouco para com os nossos idosos. Através de pequenos sinais podemos observar que, de repente, alguma coisa está errada, por exemplo:
- Se o idoso tem medo de um familiar ou de um cuidador profissional;
- Se o seu comportamento muda quando o familiar ou cuidador entra ou sai do espaço onde se encontra;
- Manifestação de sentimento de solidão, se diz que precisa de amigos, família, dinheiro etc.;
- Expressa-se com frases que indicam baixa autoestima como: “não sirvo pra nada, ” “só estou incomodando”;

 

Pessoal Mimo: um serviço que pode salvar vidas
A Portland Alarmes e Monitoramento possui um serviço especial no cuidado de nossos entes queridos que, já idosos, precisam de todo o auxílio. É o Pessoal Mimo – clique aqui. Através de um dispositivo discreto e de fácil transporte, é possível emitir um aviso de emergência que será encaminhado para pessoas cadastradas (pode ser um familiar ou alguém de confiança). É possível deixar esse dispositivo com idosos que moram sozinhos para algum momento de emergência e, caso precisem de ajuda, basta apenas apertar um botão e as pessoas cadastradas serão notificadas.

 

Violência é crime. E é sempre importante denunciar
Não podemos nunca nos calar perante a injustiça e aos maus tratos. Se souber que algum idoso está em situação de abuso, violência ou perigo, disque 100 e denuncie. Precisamos fazer sempre desse nosso mundo um lugar melhor para todos, independentemente da idade.
 

 


Fonte: https://bit.ly/2GeXyza

Leia Mais

Desenvolvido por GOGO Digital Todos os direitos reservados® 2018
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco