fbpx
Alarmes Portland

Cuidado com os brinquedos de ovos de Páscoa

Uma das datas mais esperadas pelas crianças (e por muitos adultos também) é a Páscoa, feriado tradicional em vários países, lembrado pelas comidas deliciosas como peixes e os ovos de chocolate. Para os pequenos, as empresas do ramo alimentício oferecem mais do que o produto feito do cacau: recheiam o interior dos ovos com brinquedos para atrair ainda mais a atenção da criançada.

No entanto, deve-se escolher com cautela quais ovos comprar, já que existe regulamentação para produtos que contenham brinquedos. Entenda um pouco mais a seguir:

Selo do Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, é o instituto brasileiro responsável pelo controle de qualidade dos mais variados tipos de produtos. Produtos que não tenham sido verificados pelo Inmetro podem não seguir regras básicas como confiabilidade do material, níveis tóxicos presentes nos produtos, se as medidas são compatíveis com o uso do produto, entre vários outros aspectos. Por isso, procure sempre ovos de páscoa que estampem o selo do Inmetro para ter a garantia de que o brinquedo não fará mal à criança.

Classificação etária

Existem variados tipos de ovos de chocolate no mercado. Logo, as empresas colocam em seu interior brindes compatíveis com o tamanho do produto. Alguns brindes, porém, podem ser muito pequenos – um verdadeiro risco para crianças pequenas e bebês, que podem vir a engolir o brinquedo. Portanto, fique atento à classificação etária presente nas embalagens dos ovos. Se não houver classificação etária, evite a compra desse produto.

Aviso ao consumidor

Outro requisito para que os ovos de Páscoa sejam comercializados é o seguinte aviso na embalagem: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Esse aviso significa que o produto passou nos testes do Inmetro, e funciona como complemento para o selo que falamos anteriormente. É mais um mecanismo para evitar que empresas produtoras de ovos de Páscoa coloquem brinquedos que não condizem com as especificações técnicas necessárias.

Nós aqui da Portland queremos que sua Páscoa seja maravilhosa e, por isso, tome cuidado com os ovos de chocolate que são vendidos nos mercados. No mais, se precisar de alguém pra proteger a sua casa, pode contar com a gente!

Leia também

Desenvolvido por GOGO Digital Todos os direitos reservados® 2018