BH e as melhorias conquistadas pelo monitoramento

A gente costuma reforçar bastante aqui no blog da Portland os benefícios que um sistema de monitoramento pode oferecer para sua casa. No entanto, o exemplo do que a cidade de Belo Horizonte conseguiu, depois de aprimorar o chamado Centro de Operações da Prefeitura e instalar várias câmeras pelo município, é capaz de dizer por si só as vantagens do monitoramento remoto.

Criada para a Copa do Mundo de 2014, a central reúne 15 diferentes instituições municipais em um único espaço, visando a agilidade no atendimento das ocorrências da cidade. Segundo uma das representantes do SAMU nessa central, “Há poucas semanas, uma carreta desgovernada atingiu vários veículos na BR-356, no Belvedere (Região Sul). Vimos pela imagem que o trânsito ficou parado e não havia espaço para o helicóptero pousar para socorrer os feridos. Acionamos, então, a Guarda Municipal e a BHTrans para que auxiliasse nossas ambulâncias a chegarem no local pela contramão.”

Além disso, o trabalho realizado através do Centro de Operações já evitou casos de suicídio; salvou uma vida depois de uma briga num ponto de ônibus; ajudou na organização do trânsito em frente a hospitais para facilitar o atendimento das pessoas; e, também com a ajuda do monitoramento por câmeras, os guardas municipais puderam acompanhar a evolução da cheia dos rios em períodos de chuva intensa, emitindo alertas e redirecionando o trânsito antecipadamente.

Para uma cidade grande como Belo Horizonte, esse sistema é essencial para que a vida das pessoas continue organizada e segura. E o mais legal de sistemas de monitoramento por câmeras é que você pode ter isso também na sua casa, além do alarme em casos de invasão de domicílio, e você pode acompanhar as imagens das câmeras através de seu celular, de onde você estiver.

 

Com informações de:  http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2017/04/10/interna_gerais,861035/veja-como-funciona-a-central-de-monitoramento-que-vigia-bh.shtml

Deixe seu comentário

Quer receber nosso e-book com dicas de segurança? Inscreva-se abaixo!

Nome: E-mail:

Inscreva-se