Privacidade e segurança nas redes sociais

“Li e aceito os termos de uso” - a frase aparece na criação de toda conta na internet (e no mundo real também, sob forma de contrato), mas muitas pessoas têm por hábito não ler. Em busca dos benefícios que a rede ou site proporcionará, apenas confirmam e seguem em frente. Porém, é importante estar atento ao que se propõe compartilhar para preservar sua segurança e privacidade nas redes sociais.

O que é privacidade digital?

É a habilidade de controlar o que deseja ou não compartilhar (tanto conteúdo quanto informações) na internet. Apesar da alta tecnologia usada em grandes sites, ainda assim não é 100% garantido que o mesmo não sofrerá ataques de hackers e vazamento de dados. O Wikileaks por exemplo, vazou dados confidenciais e documentos de governos. Situações desse tipo acontecem com grandes corporações mas enquanto cidadão, você pode tornar o uso das redes mais seguro.

 

Como posso manter minha privacidade na internet?

Ao criar uma publicação em uma rede social, observe para qual público ela se destinará (no Facebook por exemplo, você pode selecionar as pessoas que querem que veja diretamente no post) e quais informações básicas aparecem no seu perfil. As fotos também podem ser restritas apenas para os seus amigos. Se você tem uma conta no Facebook, pode criar álbuns específicos para cada público e editar a privacidade de cada foto manualmente. No Instagram, é possível tornar a conta privada, ou seja, apenas seus seguidores (e quem você aceitar como seguidor) poderá ver suas fotos.

 

Autenticação de dois fatores no Instagram

Com o crescimento da rede no meio das celebridades e empresas de renome, o Instagram atualizou suas opções de segurança, oferecendo a autenticação de dois fatores. Ao ativá-la, você passa a ser notificado toda vez que tentar logar com a sua conta: só será possível acessá-la caso você informe o código enviado diretamente para o seu celular no momento da tentativa. Além disso, ao ativar, o Instagram fornece uma imagem com uma série de códigos-chave para usar em uma situação que você não tenha o celular à disposição.

 

Como posso tornar minhas redes sociais seguras?

- Cada rede oferece opções de segurança específicas e navegar na aba PRIVACIDADE ou SEGURANÇA o ajudará a definir o que você deseja exibir ou não. Algumas dicas básicas sobre exposição ajudam na privacidade, como:

- Se tiver filhos, não publicar fotos onde apareça o nome da escola (no uniforme, normalmente) na qual ele estuda;

- Ainda sobre os pequenos: caso eles tenham contas nas redes sociais, certifique-se de ter a senha de uso e verifique suas atividades frequentemente. Muitas pessoas maldosas se passam por outras e podem proporcionar problemas graves para a sua família;

- Use senhas complexas, com letras, números e caracteres especiais misturados. Evite combinações óbvias, como sua data de aniversário.

- Se precisar usar um computador público (como em hotel, por exemplo), abra uma aba anônima para navegar.

Deixe seu comentário

Quer receber nosso e-book com dicas de segurança? Inscreva-se abaixo!

Nome: E-mail:

Inscreva-se