Você sabe a diferença entre furto e roubo?

É comum que a maioria das pessoas confunda os termos 'roubo' e 'furto', ou até mesmo pense que são sinônimos, quando na realidade não são. Mas então, qual é a diferença entre os dois?

Furto

O furto acontece quando o ladrão toma algo pertencente a outra pessoa sem estabelecer nenhum contato com ela. Por exemplo, se uma pessoa invade uma casa vazia e leva todos os bens de valor que estão lá, é furto.

Roubo

Já o roubo (também chamado de assalto), é quando o ladrão tem contato com a vítima, seja por meio de violência ou ameaça. Dessa maneira, se ele invadir uma casa e ameaçar os moradores ou até mesmo agredi-los, é considerado roubo.

O que diz o Código Penal 

Segundo os artigos 155 e 157 do Código Penal brasileiro, a pena para quem comete furto é de reclusão de um a quatro anos, mais o pagamento de multa, e para roubo, é de quatro a dez anos de reclusão, com o pagamento de multa também.

É importante termos atenção redobrada em lugares públicos ou multidões e estarmos atentos aos nossos pertences. Evite deixar objetos de valor nos bolsos traseiros da calça e veja sempre se a sua bolsa está com o zíper próximo ao corpo! Ter a cópia dos documentos autenticada também pode ser uma boa saída caso você precise estar em um lugar muito cheio, caso o pior aconteça, você ainda terá as cópias dos originais. Para mais dicas sobre segurança, visite o nosso blog!

Deixe seu comentário

Quer receber nosso e-book com dicas de segurança? Inscreva-se abaixo!

Nome: E-mail:

Inscreva-se